domingo, 11 de março de 2012

O que é música?

Olá pessoal!

Essa semana a postagem está saindo um pouquinho atrasada - srsr.
Hoje, eu estava aqui pensando com meus botões, e sendo sincera, estava sem ideia alguma sobre o que postar. Até que resolvi mudar um pouquinho.
Vou falar sobre música!


Primeiro: O que é música?
É fácil pensar em música, mas qual a resposta para essa pergunta?
Essa é uma pergunta que há alguns anos, eu responderia assim: É qualquer barulho.
Simples, não é? Mas essa não é a definição de música.
A resposta teorica para isso é: Música é a arte de manifestar os diversos afetos da alma, mediante o som.
Palavras simples, mas com grande significado.

Quando iniciei meu estudo em música, a primeira coisa que aprendi foi isso, e sinceramente, eu me perguntei qual o significado. Tá, tudo bem, música é a arte e blablabla, mas o que é música realmente, fora da teoria, o que era música? Eu queria que alguém me explicasse o que significava aquela resposta, porque eu não tinha entendido nadinha - só para esclarecer, eu tinha apenas oito anos.
Participei de alguns testes, e quando me perguntavam, o que é música? Eu respondia aquilo que havia decorado, mas se a examinadora me perguntasse, o que era música para mim, eu não saberia responder.

Só soube a resposta para essa pergunta alguns anos depois, na verdade, quando comecei a sentir a essência da música.
Hoje, minha resposta é essa: Música é toda combinação de sons, que permita-me expressar meus sentimentos e desejos.

Cada pessoa usa algo para expressar seu sentimento, e até mesmo, para se livrar dele. A música é um desses instrumentos, independente do material - instrumento musical - usado para tocá-la. Não existe um instrumento musical melhor que outro, tudo depende de quem o manipula.

Não adianta ter um instrumento musical feito pelo melhor fabricante do mundo, se a pessoa que o estiver tocando não por seu coração nas notas. A música pode ser perfeita, com a combinação musical criada pelo melhor compositor já existente, se o músico não souber tocar as notas, tudo não passará de notas sem sentido.

Música é mais do que som, ela é sentimento. Não basta ser boa composição, tem que ter um coração.
A música certa tocada ou cantada pelo músico certo pode tocar algo além dos nossos ouvidos, ela nos influencia, nos acalma, nos agita, nos faz refletir... enfim, música é a arte da alma.

Não sei mais o que falar sobre música, ou melhor, não sei mais como falar sobre ela. Por mais que eu queira explicar, não existem mais palavras... Agora, só precisa sentí-la.


Beijos, até mais!

2 comentários:

  1. Amo, adoro música. amei este link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown, fico muito feliz de receber sua visita e ainda mais feliz que tenha gostado.

      Abraço

      Excluir