quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Não se perca!!

Olá galera, como estão?


Semana passada recebi um e-mail que me deixou feliz, não imaginava receber tamanha confiança.
No e-mail me pediram uma dica de como escrever sem se perder. Mesmo já tendo respondido ao leitor, achei que seria interessante postar aqui.

No meu livro - ainda não finalizado - eu confesso que por muitas vezes me perdi, acredito ser um mal de todos que se dedicam a escrita, em um momento ou outro existirá alguma dificuldade. Acredito que para se livrar de mal, seria bom pensar muito antes de começar a escrever, pensar nos pontos negativos e encontrar a solução.
Conversar com alguém que seja confiável e crítico pode ajudar bastante, porque outra pessoa pode ver um erro ou contradição onde você não vê.

Só comece a escrever quando tiver a história bem elaborada na cachola. - rsrsr

Depois que começar a escrever, não pare! Digo, não deixe o projeto parado por muito tempo, porque se não, quando voltar a escrever vai ter dificuldade em encontrar o "fio da meada", e provavelmente vai se perder.
Outro problema em deixar o projeto parado, é que - digo por experiência própria - estamos constantemente em evolução, nossos pensamentos mudam frequentemente, e isso pode influenciar muito no rumo da história.  Você pode escrever algo hoje, e amanhã achar que não ficou legal, e um mês depois, vai achar outra coisa que não gostou. Isso pode deixar você frustrado e desanimado, o que não é nem um pouco legal para quem deseja publicar sua obra.

Bom, vou parar por aqui.

Como ainda sou apenas uma sonhadora esperando e lutando para ser publicada, escrevo sobre o que já aconteceu comigo, e peço gentilmente que, aqueles que tenham mais algumas dicas, escrevam nos comentários, ficarei contente em receber novas dicas e os leitores poderão ter uma visão mais ampla sobre o assunto.

Graças a uma grande amiga, a Pri, que me falou da escritora Lycia Barros, eu encontrei no youtube vários videos dela dando dicas valiosíssimas sobre a maravilhosa arte da escrita, vale a pena ver.
Como estou sem acesso ao youtube, não tenho o link para postar, mas digitem no youtube Lycia Barros dica para novos escritores, que encontrarão diversos vídeos.

Bjinhos, até mais.



6 comentários:

  1. Concordo plenamente em você.
    Eu comecei a escrever um livro, só que aí parei, e quando decide voltar a escrever, era tarde de mais, eu achava totalmente sem logica, e tinha outras ideias. Aí resolvi escrever outro livro e acabei cometendo o mesmo erro, desisti dos dois.
    Uma das coisas que temos que ter ao escrever um livro é disciplina.

    http://somos-adolecentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, disciplina sempre...
      Ainda estou passando por esse problema, como você eu desisti de um livro, e agora estou quase desistindo de outro...é tão frustrante...
      Infelizmente as obrigações diárias atrapalham muito...

      Bjinhos

      Excluir
  2. Muito bom, Rê!

    Olha, eu escrevo sem parar. Por esses dias, soube de um concurso e resolvi dar uma pausa no romance em que estou trabalhando para finalizar outro. Quando tornei à história, cerca de uma mês depois, tive o maior trabalho para me acostumar de novo com os personagens, especialmente porque tenho três narradores - dois em primeira pessoa.

    Travar é normal. A quem diga que não trava, mas, nem que seja por alguns instantes, isso acontece com todo mundo. Minha dica, além de não pausar a história, é pensar sempre nela, desenvolver na mente o que vai escrever bem antes de ir pra frente do computador. Ler bons livros no mesmo estilo e gênero também ajuda a estimular a criatividade.

    PS. Caso o pessoal daqui do blog tenha interesse, tem SORTEIO de Cinquenta Tons de Cinza.

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isie...
      Como você disse, penso 24 hs por dia na minha história, mas infelizmente não consigo escrever com tanta frequencia, e admito que ainda estou com problemas quanto a isso... mas fazer o que, eu chego lá...

      Ouvi muitos falarem desse livro - cinquenta tons de cinza - e pelo que ouvi é muito bom... vou participar do sorteio..rs..boa sorte para todos

      Bjinhos!!

      Excluir
  3. os vídeos da Lycia são ótimos *-*
    invista, tu tem talento *-*
    beijos

    Amy - Visite o Macchiato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, são bons mesmo...

      Obrigada... :D

      Bjinhos

      Excluir